• Rolando

4 vantagens do profissional que fala espanhol

Atualizado: Jul 18

Conheça o retorno que a língua poder trazer para sua carreira e os negócios

#espanholparanegócios #espanholincompany #espanholparaprofissionais


As chances de obter um emprego para quem fala espanhol podem aumentar em 25%.

A globalização e a evolução tecnológica transformaram o espanhol em uma língua fundamental para o mercado de trabalho. Se antes estávamos acostumados a ter o inglês como diferencial no currículo, hoje os processos seletivos ficaram mais exigentes.


O inglês se tornou um requisito para obter uma vaga, enquanto o espanhol conquistou o lugar de diferencialnos processos seletivos.

Nos últimos anos, o Brasil estreitou relações comerciais com países hispânicos, tendo os vizinhos do Mercosul e México, assim como a Espanha, entre os principais parceiros. A partir de 2012, multinacionais e startups brasileiras começaram a expandir suas operações com força para estes países. Nesse sentido, ter funcionários com espanhol fluente foi fundamental para o sucesso desses negócios. O processo continua em alta hoje com as fintechs e empresas inovadoras. Recentemente Nubank, Yellow, 99taxi, Clickbus e Peixe Urbano têm apostado neste caminho.


Com a crise de 2015 e o poder do mundo digital como alternativa, surgiu outro caminho: algumas empresas não estão abrindo sedes em países vizinhos, mas estão atendendo clientes hispânicos remotamente, por meio de teleconferências, vídeo chamadas e call centers. Por este motivo, falar a língua nativa dos clientes é vital para conquistar a confiança do consumidor e pode garantir economia nas operações, comparado aos gastos de abrir uma sede física em outro país.


Uma pesquisa da Catho Educação revelou que as línguas que mais fazem diferença no mercado de trabalho brasileiro são: inglês, por ser o idioma universal dos negócios e da pesquisa acadêmica; mandarim, pelo forte crescimento econômico da China; e espanhol, pelo grande número de falantes ao redor do mundo.


Se você ainda está em dúvida se vale a pena aprender espanhol, reunimos quatro vantagens que o idioma oferece a nível profissional


  1. Melhores salários: Dados da Catho Educação apontam que falar espanhol pode garantir um aumento de salário de 44%. De acordo com informações do Adzuna, mecanismo de busca de vagas de emprego presente em 16 países, no Brasil os idiomas que garantem uma média salarial superior são inglês, espanhol, alemão e chinês. Para cargos de gerência, dominar outras línguas pode proporcionar um aumento salarial de 64%.

  2. Mais oportunidades: A pesquisa da Catho também mostrou que o inglês é um idioma praticamente obrigatório nos processos seletivos. Já o segundo idioma considerado diferencial é o espanhol. No site do Adzuna, por exemplo, no ano de 2017, o espanhol era o segundo idioma mais requisitado, aparecendo em 1.945 anúncios de vagas de trabalho. As chances de obter um emprego para quem fala espanhol podem aumentar em 25%. Algumas empresas priorizam os idiomas estrangeiros frente às especializações, pois especializar um funcionário é mais simples do que ensinar a este uma nova língua.

  3. Carreira: Falar espanhol também pode ajudar você a desenvolver sua carreira. Em multinacionais e startups os colaboradores podem realizar reuniões no exterior ou permanecer uma temporada em outras filiais. Neste caso é fundamental que eles dominem o idioma do país para onde são enviados. Se você dominar o espanhol, pode se tornar uma peça chave para uma empresa, é o caso de Bruno, um dos meus alunos, que realiza mensalmente viagens para Chile, Argentina e México para liderar operações da Multinacional onde ele trabalha. Nos Estados Unidos, por exemplo, um segmento de mercado que cresce rapidamente é o hispânico. Por isso, falar a língua e entender a cultura do público-alvo é vital para as negociações. No Mercosul, é imprescindível.

  4. Networking: Dominar espanhol ajudará você a fortalecer sua rede de contatos com falantes da língua podendo apresentar suas qualidades profissionais de forma mais confiante e ter acesso a indicações de trabalho ou oportunidades em outros países. Se você é empreendedor, dê uma olhada no fluxo migratório e turístico para o Brasil. Não seria um diferencial poder falar com espanhóis, chilenos ou colombianos e oferecer seu produto ou serviço na língua de origem deles?


Mais uma pista da importância do espanhol está na alta procura por tradutores da língua espanhola no Brasil. Só no site Get Ninjas, há em média 250 mil pedidos de traduções por mês. E aí, vai deixar essa oportunidade passar?

37 visualizações

© Espanhol Macanudo 2019 - Todos os direitos reservados

  • Blanco Icono LinkedIn
  • Blanca Facebook Icono
  • Blanco Icono de Instagram
  • Blanco Icono de YouTube