• Rolando

Quanto tempo demora para aprender espanhol?

Atualizado: Jul 18

Confira dicas para aprender espanhol rapidamente sem perder o rumo

#espanholparabrasileiros #espanholparainiciantes #queroaprenderespanhol


Aprender espanhol pode ser uma tarefa muito simples para alguns e complicadíssima para outros. O aprendizado do Espanhol depende de diversos fatores: tempo dedicado ao estudo, conhecimento de outras línguas, objetivos bem definidos, e assim por diante. Ou seja, não existe um tempo determinado. Mas o que permite que uma pessoa aprenda mais rapidamente do que outra?


Durante estes quase três anos de ensino, tive diferentes tipos de alunos:

  1. Aqueles que não estudavam, mas tinham contato frequente com a língua;

  2. Outros que estudavam muito, mas não usavam o idioma no dia a dia;

  3. E os que não faziam nenhuma das duas coisas.

O desenvolvimento deles era muito evidente. Os dois primeiros, seja por vontade própria ou estímulo externo, conseguiam evoluir bem mais rápido que o terceiro grupo.


Talvez existam propostas de ensino que prometam aprender espanhol em pouco tempo com metodologias ágeis, mas se você lê nas entrelinhas observará que elas garantem sucesso apenas se você tiver disciplina e regularidade na hora de estudar a língua. Então, independentemente do método que escolha, o tempo necessário para falar espanhol depende de você.




O tempo de aprendizado do Espanhol varia muito de pessoa para pessoa. O compromisso que temos com nosso aprendizado é um dos principais fatores, mais do que uma fórmula mágica ou um método "X" em particular




Além disso, é preciso estabelecer metas claras. Afinal, o que você deseja fazer com a língua espanhola? Apresentar um projeto para clientes? Comunicar-se em espanhol durante sua viagem de férias? Passar em um teste de proficiência? Esses são apenas alguns exemplos de objetivos que podem te ajudar a calcular o tempo que você precisa para concretizar seus planos com a língua. Em outras palavras, o tempo para aprender espanhol, ou outro idioma, está diretamente relacionado ao nível de envolvimento com as metas que nos propusemos.

Então, se o tempo está em nossas mãos, o que podemos fazer para evoluir rapidamente no espanhol? Seguem algumas dicas:

  • Aproxime-se do idioma. Você não precisa viajar para estar em contato com a língua. Mesmo que não tenha alguém para praticar espanhol, é possível criar um ambiente em que a língua faça parte do seu dia a dia. Comece tentando pensar sua rotina em espanhol. Dessa forma, você vai treinar os verbos que são fundamentais para a conversação. Acompanhe youtubers e blogueiros que produzem conteúdo em espanhol. Além de ter contato com distintos sotaques, você aprenderá um pouco da cultura e ganhará vocabulário informal. Aproveite o caminho para o trabalho ou a escola para ouvir notícias e podcasts no idioma. Assim, você acostumará seus ouvidos aos sons do espanhol e poderá melhorar sua pronúncia.

  • Seja curioso sempre, preste atenção a todos os detalhes quando leia, fale ou assista vídeos em espanhol. A partir de situações específicas de seu cotidiano você poderá lembrar mais facilmente as questões que estudaria num curso de Espanhol. Por exemplo: uma vez, um dos meus alunos achou estranho que um de seus colaboradores do Chile, na empresa onde ele trabalha, falou: “No se preocupe, enviémelo a mi correo” em vez de “...enviámelo a mi correo”, que ele estava acostumado a falar. Bom, a partir dessa pequena troca de letras do “E” por “A”, falamos durante uma aula quais eram as diferenças do tratamento formal e informal no modo imperativo do verbo e lhe expliquei que seu colaborador estava sendo formal com ele.

  • Tente falar o mais que puder, mesmo que no começo cometa muito erros e às vezes passe mico. Tem um ditado popular em espanhol que diz: “De los errores se aprende”. Uma vez, minha família e eu fomos jantar num restaurante em São Paulo. Após uma comida gostosa e um bom bate-papo, o garçom, que já estava nos atendendo em espanhol, veio cobrar a conta e perguntou para meu pai: “El señor gustaría pagar en cartoncito?” Meu pai não entendeu o que era cartoncito, afinal, "cartón" em espanhol quer dizer papelão. Mas o esforço do garçom foi válido e eu expliquei a ele que cartão em espanhol é "tarjeta". A partir desse pequeno erro, ele acabou aprendendo mais uma palavra e ainda se destacou por conseguir se comunicar com pessoas que não falavam português.

Em resumo: cada pessoa faz seu próprio percurso de aprendizado na língua. Antes de iniciar o seu caminho, defina bem suas metas. Assim, nós, professores, podemos ajudar você na escolha da metodologia mais adequada para atingir seus objetivos no tempo esperado. ¿Listo para empezar? ¡Ánimo! Cuéntanos que te gustaría conseguir con el español y te ayudaremos.


68 visualizações

© Espanhol Macanudo 2019 - Todos os direitos reservados

  • Blanco Icono LinkedIn
  • Blanca Facebook Icono
  • Blanco Icono de Instagram
  • Blanco Icono de YouTube