top of page
  • Rolando

Criando um ambiente de imersão para aprender espanhol mais rápido

Atualizado: 18 de jul. de 2020

Quer aprender espanhol e se tornar fluente no idioma? Ou já sabe, mas se preocupa por não conseguir ler, escrever, ouvir ou falar com domínio? 

#aprenderespanhol #espanholparabrasileiros #dicadeespanhol


estudar-espanhol-em-casa
Aprender em espanhol sem viajar ao estrangeiro é possível.

Muitas pessoas ainda acreditam que somente morando em um país de língua espanhola isso é possível. Mas saiba que existem diversas maneiras de treinar suas habilidades em espanhol, mesmo no dia a dia.


Pequenas mudanças na rotina já contribuem para criar um ambiente perfeito para treinar o idioma e, assim, dominá-lo cada vez mais. Quer saber quais são? Então continue neste post e descubra!


Mergulhe no idioma para aprender espanhol mais rápido


Quando falamos em criar um ambiente de imersão para aprender espanhol mais rápido, a ideia é mudar detalhes e costumes do seu dia para que o idioma seja inserido. O objetivo com isso é fazer com que seu cérebro esteja sempre em contato com essa língua estrangeira, tornando sua presença cada vez mais natural, o que facilita e acelera o aprendizado.


Obviamente, somente isso não basta para aprender um novo idioma. Disciplina, persistência e dedicação também fazem parte. As dicas abaixo são somente ferramentas que facilitam esse processo e deixam você ainda mais fluente. 


1. Pense e fale em espanhol

Pense e fale em espanhol. Criar esse hábito ajuda no domínio natural do idioma. No início, você ainda fará o exercício de pensar em português e “traduzir” o pensamento. Mas com o tempo se acostumará e, quando perceber, estará pensando diretamente em espanhol. Como consequência, falar ficará ainda mais fácil.


2. Leia

A leitura ajuda a ampliar o vocabulário e a conhecer construções gramaticais. O ideal é diversificar entre diversas mídias. Por isso, leia quadrinhos, livros, notícias em sites ou blogs, jornais locais, como o El Pais, revistas etc. Essa diversificação também é importante para que você consiga conhecer e distinguir as normas padrão e coloquial.


3. Ouça

A habilidade de ouvir bem em um idioma diferente é importante de várias formas: treina sua audição e a capacidade de compreensão e, com isso, aperfeiçoa a pronúncia. 

Aqui, a dica é ouvir o máximo de conteúdo possível na língua espanhola, tais como podcasts, músicas, canais de televisão e filmes — a Netflix, por exemplo, tem muitas opções em espanhol, mas deixe sem legendas, isso forçará você a compreender o que está sendo dito.


Mas caso opte por assistir filmes legendados, pratique o exercício de verificar se a versão está correta. Muitas vezes a tradução é adaptada, ou seja, não é exata. Saber identificar essas diferenças é uma ótima forma de aprendizado.


4. Escreva 

Tão importante quanto as outras habilidades, a escrita é a maneira de treinar sua capacidade de construir sentenças, usar tempos verbais e demais aspectos gramaticais corretamente. 


Você pode começar aos poucos, atualizando sua agenda nesse idioma, por exemplo. Ou, se quiser ir mais longe e tiver tempo, pode criar um diário ou mesmo um blog para anotar suas experiências diárias, mas tudo em espanhol.


5. Conviva com nativos 

Já ouviu falar em Couchsurfing? Trata-se de uma plataforma que ajuda viajantes a conseguirem hospedagem grátis em todo o mundo. Está tão em alta que, ao contar suas experiências, as pessoas dizem “eu já coachsurfei”. 


Disponibilize um espaço em sua casa para nativos de língua espanhola e aproveite essa oportunidade para treinar seu espanhol e ganhar fluência.  Além disso, a convivência com pessoas nascidas em outros países pode trazer a oportunidade de aprender mais sobre a cultura e costumes desses lugares.


Viu como é fácil criar um ambiente para aprender espanhol? Mudar o idioma do seu celular ou computador também vale e é um ótimo começo. Mas será que seus amigos sabem quanto é fácil ter mais vivência com a língua espanhola? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, dividir essas dicas com eles e, quem sabe, treinarem juntos?

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page