• Rolando

Criando um ambiente de imersão para aprender espanhol mais rápido

Atualizado: Jul 18

Quer aprender espanhol e se tornar fluente no idioma? Ou já sabe, mas se preocupa por não conseguir ler, escrever, ouvir ou falar com domínio? 

#aprenderespanhol #espanholparabrasileiros #dicadeespanhol


Aprender em espanhol sem viajar ao estrangeiro é possível.

Muitas pessoas ainda acreditam que somente morando em um país de língua espanhola isso é possível. Mas saiba que existem diversas maneiras de treinar suas habilidades em espanhol, mesmo no dia a dia.


Pequenas mudanças na rotina já contribuem para criar um ambiente perfeito para treinar o idioma e, assim, dominá-lo cada vez mais. Quer saber quais são? Então continue neste post e descubra!


Mergulhe no idioma para aprender espanhol mais rápido


Quando falamos em criar um ambiente de imersão para aprender espanhol mais rápido, a ideia é mudar detalhes e costumes do seu dia para que o idioma seja inserido. O objetivo com isso é fazer com que seu cérebro esteja sempre em contato com essa língua estrangeira, tornando sua presença cada vez mais natural, o que facilita e acelera o aprendizado.


Obviamente, somente isso não basta para aprender um novo idioma. Disciplina, persistência e dedicação também fazem parte. As dicas abaixo são somente ferramentas que facilitam esse processo e deixam você ainda mais fluente. 


1. Pense e fale em espanhol

Pense e fale em espanhol. Criar esse hábito ajuda no domínio natural do idioma. No início, você ainda fará o exercício de pensar em português e “traduzir” o pensamento. Mas com o tempo se acostumará e, quando perceber, estará pensando diretamente em espanhol. Como consequência, falar ficará ainda mais fácil.


2. Leia

A leitura ajuda a ampliar o vocabulário e a conhecer construções gramaticais. O ideal é diversificar entre diversas mídias. Por isso, leia quadrinhos, livros, notícias em sites ou blogs, jornais locais, como o El Pais, revistas etc. Essa diversificação também é importante para que você consiga conhecer e distinguir as normas padrão e coloquial.


3. Ouça

A habilidade de ouvir bem em um idioma diferente é importante de várias formas: treina sua audição e a capacidade de compreensão e, com isso, aperfeiçoa a pronúncia. 

Aqui, a dica é ouvir o máximo de conteúdo possível na língua espanhola, tais como podcasts, músicas, canais de televisão e filmes — a Netflix, por exemplo, tem muitas opções em espanhol, mas deixe sem legendas, isso forçará você a compreender o que está sendo dito.


Mas caso opte por assistir filmes legendados, pratique o exercício de verificar se a versão está correta. Muitas vezes a tradução é adaptada, ou seja, não é exata. Saber identificar essas diferenças é uma ótima forma de aprendizado.


4. Escreva 

Tão importante quanto as outras habilidades, a escrita é a maneira de treinar sua capacidade de construir sentenças, usar tempos verbais e demais aspectos gramaticais corretamente. 


Você pode começar aos poucos, atualizando sua agenda nesse idioma, por exemplo. Ou, se quiser ir mais longe e tiver tempo, pode criar um diário ou mesmo um blog para anotar suas experiências diárias, mas tudo em espanhol.


5. Conviva com nativos 

Já ouviu falar em Couchsurfing? Trata-se de uma plataforma que ajuda viajantes a conseguirem hospedagem grátis em todo o mundo. Está tão em alta que, ao contar suas experiências, as pessoas dizem “eu já coachsurfei”. 


Disponibilize um espaço em sua casa para nativos de língua espanhola e aproveite essa oportunidade para treinar seu espanhol e ganhar fluência.  Além disso, a convivência com pessoas nascidas em outros países pode trazer a oportunidade de aprender mais sobre a cultura e costumes desses lugares.


Viu como é fácil criar um ambiente para aprender espanhol? Mudar o idioma do seu celular ou computador também vale e é um ótimo começo. Mas será que seus amigos sabem quanto é fácil ter mais vivência com a língua espanhola? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, dividir essas dicas com eles e, quem sabe, treinarem juntos?

38 visualizações

© Espanhol Macanudo 2019 - Todos os direitos reservados

  • Blanco Icono LinkedIn
  • Blanca Facebook Icono
  • Blanco Icono de Instagram
  • Blanco Icono de YouTube