• Rolando

Reunião de negócios: qual a melhor forma de conduzir uma em espanhol?

Atualizado: Jul 18

5 dicas para arrasar em uma reunião de trabalho em espanhol #espanholparanegócios #espanholincompany #espanholparaempresas



A globalização diminuiu as distâncias e hoje é bastante comum fechar negócios com empresas estrangeiras.


Por isso, se preparar para uma reunião de negócios com organizações internacionais é tão importante, mas requer alguns cuidados.


Neste post, separamos valiosas dicas para que você consiga conduzir reuniões em espanhol com tranquilidade, sem perder o foco no que realmente é importante. Continue a leitura e feche bons negócios!


Como conduzir uma reunião de negócios em espanhol


Fazer uma reunião de negócios com outras empresas já é um grande desafio, mas quando o idioma é diferente do seu, pode tornar o momento ainda mais tenso.

Mas calma! Há diversas estratégias que você pode utilizar para não demonstrar nervosismo e tirar de letra esse momento. Veja agora algumas delas.


1) Descubra sobre a cultura, a história da região e da empresa


Saber detalhes sobre a cultura e a história da região dos participantes da reunião pode fazer com que você se sinta mais bem ambientado e até entenda algumas referências ou piadas feitas por eles.

Por isso, faça uma boa pesquisa e procure também entender o ramo de atuação da empresa com a qual está negociando, o que ela oferece e quais são os problemas que eles resolvem por meio do serviço ou produto que a organização comercializa.

Todas essas informações serão usadas como background para uma reunião de negócios mais fluida, fazendo com que você tenha mais condições de fazer uma negociação vantajosa.


2) Quebre o gelo inicial

Os primeiros momentos de uma reunião de negócios são sempre desconfortáveis, principalmente com a presença de pessoas de outras culturas, e a preocupação com o idioma pode tornar a situação ainda mais tensa. 


Algumas formas de quebrar o gelo sem perder o profissionalismo são:

leve uma lembrancinha típica do seu país; faça perguntas relevantes e respeitosas sobre a cultura; demonstre interesse pelo país de origem dos participantes; seja simpático e mantenha sempre o sorriso, que é uma linguagem mundial.


3) Estude o idioma


Embora o espanhol pareça um idioma simples, ele possui alguns falsos cognatos e características na pronúncia que não são aprendidas de uma hora para outra.


Por isso, deixe o portunhol de lado e dedique-se realmente a estudar o idioma com dedicação, a fim de se preparar para as reuniões adequadamente.


Esse cuidado vai levar a negócios mais lucrativos e demonstra sua dedicação e profissionalismo.


4) Enriqueça o vocabulário


Semanas ou dias antes do encontro, após estudar o ramo de atuação da empresa com a qual vai negociar e as particularidades do setor, pesquise os termos relacionados a esse nicho. 


Algumas terminologias bem particulares podem ser usadas nesse tipo de negociação que, atreladas à diferença do idioma, podem lhe confundir na hora de fechar um negócio.


Tome cuidado com alguns falsos cognatos que podem prejudicar a conversa, como:

  • "Margen de ganancia" ― margem de lucro

  • "Presupuesto" ―  orçamento

  • "Intereses" ―  lucros

5) Mantenha a calma


A dica mais importante é procurar sempre manter a calma durante uma reunião de negócios. Por mais que você esteja preparado, lembre-se que o interlocutor sabe que essa não é a sua língua de origem e que alguns equívocos podem ocorrer. Se isso acontecer, mantenha o bom humor!


Ficar nervoso ou se esforçar demais para que tudo saia perfeito pode tirar a naturalidade da conversa e fazer com que a conexão com os demais presentes fique prejudicada.


Por isso, coloque essas dicas em prática e torne sua reunião de negócios em espanhol ainda mais produtiva, podendo, inclusive, gerar parcerias de longa data ou contratos extremamente lucrativos.


E aqui vai uma dica extra: venha conhecer a Espanhol Macanudo  e se prepare ainda melhor para o seu grande dia!

65 visualizações

© Espanhol Macanudo 2019 - Todos os direitos reservados

  • Blanco Icono LinkedIn
  • Blanca Facebook Icono
  • Blanco Icono de Instagram
  • Blanco Icono de YouTube